O trem BG da Estrada de Ferro Sorocabana, denominado de bagagem ou encomendas, partia da Estação São Paulo (Julio Prestes) com horário pré definido para partida e de chegada em todas as estações até Assis. Iniciado seus trabalhos em Março/1944, seguiu funcionando por diversas décadas.
Em uma época que o transporte era somente pelo modal ferroviário, as encomendas esporádicas tinham que ser transportadas em composições de carga, mas o empecilho da tonelagem x distância (relação era mais benéfica para maior peso em maiores distâncias) e também não possuir horários fixos, a solução eram as composições de passageiros com seus horários definidos, que sempre dispunham de um "carro correio" ou bagagem para o transporte de produtos e encomendas.
Para exemplificar, vamos a tabela de horários:
(Fonte: http://efpaulista.blogspot.com.br/2014/05/estrada-de-ferro-sorocabana-trens-de.html)
(Fonte: http://efpaulista.blogspot.com.br/2014/05/estrada-de-ferro-sorocabana-trens-de.html)
Se pararmos para refletir sobre a tabela de horários, uma encomenda postada na Julio Prestes às 5:30h (km 0 da ferrovia Sorocabana) com destino a Bernardino de Campos (km 451, antes da retificação da linha tronco na década de 1950), chegaria quase 22 horas após sua postagem, ou seja, no próximo dia.
Pelo simulador de encomendas dos Correios (http://www2.correios.com.br/sistemas/precosPrazos/), simulando o exemplo acima, partindo da Praça Julio Prestes até o destino na cidade de Bernardino de Campos, a encomenda chegaria no prazo de 1 dia útil, descontado a data da postagem, ou seja, dois dias para a entrega no destino, o mesmo tempo que levaria o trem BG, com a diferença que estamos somente 70 anos a frente daquele tempo.
Com certeza, foi essa rapidez que causou o grande sucesso nos trens BG.
Meu irmão, o José Roberto Rechi, comentou: "Uma vez, estávamos na estação de Bernardino e chegou uma carga de bicicletas no vagão de bagagem. Depois vimos as bicicletas em uma loja da cidade." Este fato ocorreu na década de 70. Apesar de não ser o BG, ainda sim, o transporte de encomendas eram bem utilizados nos trens de passageiros.
Para maiores informações sobre o BG, consulte no blog do Lenadro e Rafael: http://efpaulista.blogspot.com.br/2014/05/estrada-de-ferro-sorocabana-trens-de.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário